Recarga

Coquilhas, Viroladores, Retíficas e Martelos de Inércia.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Carregando Cartucho de Metal

Material necessários para carregar ou recarregar cartuchos de metal: cartucho de metal; espoleta Tupam, pólvora, bucha Rezende ou buchas em EVA (vazador será necessário); balote; breneke; esferas de chumbo; tampa em EVA, papelão etc, e cola quente ou silicone.   


O cartucho de metal é to tipo Berdan onde tem um pino central em seu bolso e dois furos laterais, dessa forma, a espoleta utilizada não possui a bigorna.  


Vista superior da espoleta Tupam.


Vista da parte interna da espoleta Tupam


Inicialmente a espoleta Tupam deve ser pressionada levemente com o dedo para ser encaixada no bolso do cartucho evitando o seu amassamento, visto, não haver guia de entrada.   


Caso o atirador não possui equipamento adequado para assentar a espoleta no evento, depois de fixada com o dedo finaliza-se o encaixe utilizando um cabo de madeira para pressionar levemente até que a espoleta fique inteiramente encaixada.


Àqueles que possuem uma prensa ou martelo de inércia finalizara o a fixação da espoleta com a utilização dos equipamentos retro mencionados. 


Coloca-se o cartucho no martelo de inércia e procede-se o aperto da espoleta com a tampa a qual possui uma peça móvel em alumínio para fechamento do furo de saída da espoleta extraída.
 ,

Vista da espoleta já assentada.


A espoleta não deve ficar ressaltada o encaixe deve ser integral caso contrário no momento da percussão o pino central não promoverá o atrito necessário para ignição. 


Assentada a espoleta, procede-se to teste da passagem de luz e nível em uma superfície plana.


Fixada a espoleta, coloca-se a carga de pólvora observando sempre as especificações e tabelas dos fabricantes segundo a carga de chumbo e atendendo a regra básica de segurança com redução de 10 a 15%, pois, lotes de pólvoras diferentes podem possuir variações e cargas excessivas acarretam a dilatação da câmara da arma até explosões. Obs.: Nunca se deve socar a pólvora, pois, trata-se de nitrocelulose e a sua excessiva compressão irá transforma-la em dinamite.


Com um vazador corta-se as buchas em EVA de 10 e 5 mm.


Após a carga de pólvora segue-se uma bucha em EVA de 10 mm (para carga onde será utilizada bucha plástica). 


Procede-se o assentamento até o final com suave aperto.


Colocada a bucha em EVA após a pólvora segue-se a bucha plástica.  


Em caso de carga com balote onde a peteca é superior ao indicado para o balote a ser utilizado, recomenda-se a fixação de uma tampinha em EVA de 5 mm para maior precisão do balote e que facilitará o desprendimento.


Vista da bucha plástica de 36 gramas dentro do cartucho, observando altura, a qual não deve ficar rente com a boca o que dificultará o fechamento.   


Balote ponta oca 28 gramas para ser utilizado em bucha plástica. A utilização fora da peteca irá acarretar a imprecisão do tiro pelo fato do balote ficar solto dentro do cartucho e consequentemente dentro do cano da arma e passará folgado pela boca não havendo alinhamento,    


A tampa em EVA fixada no fundo da peteca faz com que haja o alinhamento perfeito do balote. Nunca deve ficar de lado de forma desajustada. 
   

Procedido as etapas anteriores, efetua-se o fechamento com uma tampa em EVA de 10 mm com 21 mm de diâmetro (não necessita de cola), mas, o atirador pode complementar com silicone ou cola quente. 


Carga finalizada


Carregando Brenneke 36 gramas (ver postagem fabricação).


Assentamento da espoleta e bucha de EVA de 5 mm após a pólvora.


A Bucha intermediária em EVA do Benneke promove o alinhamento do balote (balote com 18 mm de diâmetro).


Tampa em EVA 10 mm fechamento.




Teste 



Carregando com Chumbo 3 mm.


O mesmo procedimento apresentado suso.


Coloca a espoleta, pólvora, bucha em EVA e a Bucha plástica 36 gamas.


Fechamento final.


Carregando com esferas de chumbo sem a bucha plástica.


Faz-se uma peteca com plástico de garrafa pet. Tem a finalidade de promover a proteção do interior do cano e alinhamento dos bagos de chumbo.

No caso foi cortado na medida para 36 gramas.


Vista da peteca.


Com a peteca a altura da coluna de chumbo não fica baixa evitando o acréscimo de bucha de EVA.


Colocada a basta fechar o cartucho. 


Dica Final. Corta-se um cartucho plástico calibre 12 para fazer um anel de  retenção que pode ser usado na boca ou depois da Bucha de EVA que vem após a pólvora.


Desmontando o cartucho com martelo de inércia.



Teste na câmara da arma.