Recarga

Coquilhas, Viroladores, Retíficas e Martelos de Inércia.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Lubrificando os Projéteis

Depois de fabricada a cera adequada para a pressão que será empregada no calibre a ser utilizado, procede-se a lubrificação dos projéteis utilizando um lub-sizer, o qual calibra e ao mesmo tempo passa a cera lubrificante em bastão de venda comercial ou fabricada pelo próprio handloader, porém, esse equipamento tem custo elevado e para cada calibre a ser lubrificado/calibrado as peças internas devem ser trocadas.


Para facilitar a vida do atirador/handloader iniciante ou para quem não participa de competições ou frequenta o stand por diversas vezes ao mês, pode-se calibrar todos os projéteis e depois lubrica-los ou vice-versa de maneira bem simples e prática conforme segue:

Podendo, fabrique um espaçador em madeira, este facilitará a disposição e alinhamento de vários projéteis de uma só vez dentro da bandeja onde cera será lançada. 



A quantidade de projéteis a serrem lubrificados ficará a gosto do atirador/handloader. Pode ser usada bandeja descartável, plástica, de silicone ou mesmo de alumínio.


Bandeja de Silicone

Dispostos os marcadores na bandeja e aquecida a cera lubrificante até que fique líquida, despeje a cera dentro da bandeja até que cubra totalmente o sulco lubrificante do projétil.





Caso queira que a cera esfrie mais rapidamente, coloque a bandeja que contém os projéteis dentro de outra bandeja maior com água.

103 Marcadores

Resfriamento
  
Aguarde a cera esfriar. Com o resfriamento da cera haverá a mudança da cor e as bordas vão se soltando das beiradas da bandeja. O ideal é colocar a mão e verificar se os projéteis estão mornos, fato que facilita a retirada dos mesmos.




Com o esfriamento da placa de cera contendo os projéteis basta efetuar o desmolde da bandeja com cuidado para que não ocorra a quebra.



  
Desmoldada a placa de cera, passe a retirar os projéteis apertando-os com a ponta do dedo ou com o auxílio de um lápis ou coisa do gênero. É uma boa medida não retirar o projétil de uma só vez empurrando-o para o lado contrário, mas, sim, pressiona-lo até que se solve e movimentá- lo para cima e para baixo, isso ajuda a fixar e preencher o sulco lubrificante, dessa forma, não ficam falhas.     








Com o resfriamento, caso a placa antes de ser retirada da bandeja "desmoldada" apresente trincas é demonstração que a cera está dura demais e inapropriada para sua destinação.

Desmoldados todos os projéteis, caso não tenham sido calibrados, basta passa-los pelo calibrador e efetuar a limpeza do excesso de cera. Um fio de silicone depois da retirada do excesso de cera ajuda a evitar a oxidação "escurecimento" dos marcadores. 



A sobra da cera se coloca na panela para derreter e faça novo bloco para guardar.


   
  
  


       

Cera Lubrificante

Tenho observado muitos atiradores/handloader fazerem menção que seus projéteis fundidos estão chumbando o cano e equivocadamente a grande maioria pensa que a problemática advém da liga metálica de chumbo no que toca a sua dureza brinell. 

Para pressões baixas e média "mid range" +P não se faz necessário projéteis com dureza excessiva, pois, calibre .38, .380, .45 etc a dureza da liga pode ser entre 12 a 18 brinell. Lembrando que dureza elevada da liga não obtura o cano a causar o famigerado chumbamento.

Outra questão relevante que os atiradores no Brasil não dão importância é a formulação da cera lubrificante e os seus efeitos e funcionabilidade quando do disparo, questões essas que foram abordadas de forma abundante no livro "Manual Básico para Fundição de Projéteis" em fase de finalização/editoração para lançamento, onde capítulo específico com mais de 50 folhas aborda o tema em todos os aspectos técnicos, inclusive, com ilustrações demonstrativas e uma variedade de receitas e suas aplicações.

Assim, projéteis oriundos de uma boa liga com dureza adequada para o calibre usado associados a uma cera lubrificante que irá atuar como coadjuvante obturador que proporcionará desempenho de 100% do tiro e perfeita aproveitamento da força termodinâmica (pressão, precisão e deslocamento interno do marcador sem imperfeições).

Regra de segurança básica: toda vez que for trabalhar com produtos químicos use máscara.  

Para o momento segue uma receita básica de cera lubrificante:

50% de cera de abelha;
40% de parafina (velas); 
10% de graxa grafitada para homocinéticas ou a Marfax; 
02 a 03 colheres de óleo lubrificante para veículos automotores ou óleo mineral; e 
Giz de cera 2 ou mais da cor que desejar ou pigmento para dar cor a cera.

As vezes um pouco de silicone em pasta dependendo do local o tempo sendo mais frio. Caso o local for muito frio use 20% de graxa e 30% de parafina. Obs.: no lugar da graxa pode ser adicionado vaselina industrial .

A cera de abelha, parafina, corante e óleo mineral são facilmente encontrados em casas de essências para perfumes.   


A dosagem acima indicadas serve para qualquer proporção a ser feita, servindo como base. Tomar cuidado com excesso de parafina e graxa ou óleo. Depois de pronta e resfriada a cera deve ser a textura de um chiclete mascado quando amassada.

Parafina pré-pigmentada

Para os que não tem experiência a melhor pedida é fazer a cera utilizando o método do "Banho Maria" para evitar que a mistura pegue fogo, faça fumaça ou que haja acidentes. O "Banho Maria" consiste em colocar água para ferver em uma panela e dentro dessa inserir outra panela menor onde será colocado os ingredientes para fabricação da cera para que derretam.   

O adequado é adquirir no comércio o jogo de panela que faça esse trabalho do "Banho Maria", pois, haverá maior segurança, visto, que o encaixe das panelas são apropriados.

Exemplo de Banho Maria

Coloque a cera de abelha para derreter em primeiro lugar, quando estiver em estado líquido adicione a parafina aos poucos até que fique em estado líquido e em seguida os demais ingredientes um de cada vez até que se dissolvam. Enquanto dissolve os elementos vá movimento a mistura para que a cera fique uniforme.  


Depois de pronta a cera caso não seja usada imediatamente deve ser colocada em qualquer forma com cuidado e esperar seu resfriamento.