Recarga

Coquilhas, Viroladores, Retíficas e Martelos de Inércia.

sábado, 28 de janeiro de 2017

Aspectos do Cartucho Calibre 12 GA

                                         Apesar de ser um grosso calibres com alto poder de impacto e parada utilizado para caça, defesa residencial ou na área de segurança, o calibre 12, hoje é popular e de uso permitido e apesar da quantidade de propelente utilizado, o mesmo está na faixa da baixa pressão que varia entre 11.500 a 13.500 PSI (libra força por polegada quadrada), sendo muito versátil, visto, que possui uma gama de cartuchos com comprimentos variados a permitir diversas cargas chumbo/balotes. Hoje, no Brasil a maior câmara fabricada é de 3", mas, nos EUA encontra-se câmara de até 3 -1/2" polegadas. 

                                    Os dois últimos cartuchos da foto abaixo 4" e 5", por enquanto não encontrei registro de qualquer fabricação comercial. Continua sendo o mais popular o cartucho 2 - 3/4" polegada o conhecido 70 mm.  

                                         Vejamos a faixa de comprimentos existentes no calibre 12 GA:


                                  Além do cartuchos de plástico e latão, existe o cartucho de aço para o calibre 12 GA.  


                               
                             Muitos atiradores/caçadores acabam descartando o cartucho do calibre 12 GA, visto,  que após diversas recargas utilizando o fechamento estrela e o local da dobra acaba por se romper e por não possuírem equipamento adequado não efetuam o corte para reaproveitamento, bem como, por desconhecimento técnico não reutilizam o cartucho com comprimento menor preocupados com eventual risco ou ineficiência da munição recarregada.


                                  Como se constata pela foto acima o calibre 12 admite cartucho com comprimento inicial de 1-1/4", inclusive, há cartuchos originais fabricados no exterior na medida retro indicada. 


                            O cartucho 12 GA chamado mini shotshell pode ser carregado com esferas de chumbo ou balote.


                                  A CBC no Brasil fabrica a calibre 12 com câmara de 2-1/6" a 3". 


                           O inverso, ou seja, a utilização de cartuchos com comprimento maior do que a câmara da arma não é indicado, podendo ocorrer a obstrução do cano junto ao cone de forçamento devido ao excesso do material a maior do cartucho plástico quando da abertura acarretando inchaço ou explosão do cano.




                                       Esquema com as medidas do cartucho 12GA - 3" aberto e fechado em estrela ou virolado, bem como, as medidas da respectiva câmara equivalente da arma  editado pela norma SAAMI. 


                              Complementando o tema, segue tabela de pressões editada pela norma SAAMI- cartucho 2- 3/4" a 3".


                Para recarga como norma de segurança é indicado a utilização de polvorimetros que devem ser auferidos através de uma balança de precisão com medida em gramas e grains para conferência da exatidão da carga. O medidos que vem nos tubos de pólvora devem ser descartados, visto, sua imprecisão quanto a dosagem, podendo ocorrer com o seu uso excesso de carga havendo risco de acidente.

3 comentários:

  1. Bom dia, Codina ! Gostei muito de achar aqui a Tabela do SAAMI. Mas não consegui solucionar minha dúvida: Eu gostaria de montar um cartucho cal. 12 ga. com carga de 59,6 gramas --- consistente em um balote CBC "Knock Down" (32 gramas) com uma esfera de aço dentro (+ 5,6 gramas) e mais 6 esferas SG (22 gramas). Qual é a velocidade máxima do projétil para que esse cartucho fique dentro dos limites de segurança do SAAMI para câmara de 3"? Qual seria a sua energia em Joules ?

    Seria viável essa carga ? Sua finalidade é a de o balote principal ter alta precisão e penetração para perfurar veículos e, se possível, coletes táticos (guarnecidos por 3 bolsos frontais, cada um contendo 2 carregadores para Fuzil Ak-47), a longa distância (até 50 m); e, ainda, servir de munição defensiva a curta distância (até 30 m.) espalhando sua carga de 6 bagos SGs.

    Pretende-se utilizá-lo como munição defensiva e ofensiva, em fazendas no Paraguai, contra ataques de grupos paramilitares, conhecidos como "EPP - Ejército del Pueblo Paraguayo", que ameaçam os fazendeiros, policiais e até o Exército naquela região.

    A espingarda utilizada será a Kel-Tec KSG 25 com cano de 30,5"; e também canos de 18" de espingardas Mossberg Maverick 88 --- ambas com câmaras de 3" e "chokes" cilíndricos.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir