Recarga

Coquilhas, Viroladores, Retíficas e Martelos de Inércia.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Questões Técnicas Sobre Buchas

A matéria é meio extensa e serão abordados várias questões elucidativas especialmente o corte da peteca.  


                                                                   

                                                                  Tipos de Buchas


Hoje há uma variedade de tipos de buchas plásticas no mercado para atender a diversos tipos de projéteis para arma longa de alma lisa, sem dizer, nas buchas caseiras que podem ser feitas utilizadas especialmente em cartucho de metal.

A CBC fabricava o cartucho cruzeiro de papelão que utilizava bucha de feltro ou prensada  eram constituídas de uma mistura de vermiculita, serragem e parafina e sua altura era em média igual a 14 mm (quatorze milímetros). Esse tipo de cartucho possuia a bucha prensada usando um disco de papelão sobre a pólvora e debaixo da bucha, outro disco entre a bucha e os chumbos e o terceiro disco sobre os chumbos, servindo como tampa superior do cartucho. No disco de papelão na boca para reter a carga de chumbo costumava-se gravar o número dos chumbos contidos no cartucho, o qual tira fechamento orlado.  Obs.: Atirei muito com uma 32, esse cartucho de papelão inchava e dava um trabalho enorme para tirar da câmara.

Foto Ilustrativa








Atualmente, na maioria dos cartuchos para espingarda são usadas buchas plásticas (pneumáticas), inclusive, na recarga.

A empresa de plásticos resende é a principal fabricante de buchas no mercado brasileiro que tenho conhecimento e que atender a classe de atiradores e caçadores com uma linha variada de buchas, conforme se vê pela foto a seguir:




As buchas plásticas pneumáticas na sua maioria tem a forma de uma taça, na qual a base tem um diâmetro levemente superior ao do corpo, o que dificulta a passagem dos gases oriundos da combusto da pólvora vendando o cano.

A parte superior ou corpo a chamada "peteca" dentro da qual são colocados os chumbos ou balote, tem a forma de um cilindro, com a parede fendilhada longitudinalmente em palhetas, assim, no momento do tiro essas palhetas devido a pressão gerada de lançamento em contato com a pressão do ar se abrem funcionando como um coadjuvante na vedação do cano, sem dizer,  que  a bucha mantém por mais tempo os chumbos agrupados que depois de certa distância da boca do cano por pressão do ar as abas da peteca se abrem ocasionando a queda da bucha e a dispersão dos chumbos.


Com o uso das modernas buchas pneumáticas a carga de esferas de chumbo se mantem por mais tempo juntas durante a trajetória eté o alvo e mesmo após o desprendimento da bucha a coluna de chumbo se mantem retilínea, visto, que a bucha não está mais empurrando os bagos permitindo o maior agrupamento da rosada.  

Como se observa pela foto abaixo foi utilizada uma bucha sem peteca, assim, a carga de esferas de chumbo se dispersam mais rapidamente ao sair pela boca do cano, diminuindo o agrupamento conforme o aumento da distância do alvo.


continua ....


2 comentários:

  1. Como faço para Ler o artigo todo, muito interessante.

    ResponderExcluir
  2. E nós chumbos ssg cal 20 que vem sem a peteca no caso sem o copinho só a base o chumbo é mais pesado ele se espalha mais ou o certo era uma bucha completa com as abas problema é que não iria caber muitos
    chumbos?

    ResponderExcluir